Varandas, terraços e quintais: para o seu refúgio e/ou convívio social



Em tempos onde o ritmo de vida cresce dia após dia sobre um mar de asfalto, torna-se cada vez mais importante encontrar em sua residência um verdadeiro lar;achar em casa um refúgio emmeio à impessoalidade da dita "selva de pedra". 
 
O alto custo do metro quadrado das residências unifamiliares, quando aliado ao medo urbano, acaba por levar muitos cidadãos a optar por apartamentos, sejam eles no térreo ou em pavimentos mais altos.
 
Acordamos e dormimos em nossos tradicionais apartamentos, e trabalhamos dentro e fora deles. E em meio a essa rotina, estamos vendo as áreasexternas privativas destes se tornarem alvo de trabalho de profissionais diversos, como arquitetos, designers de interiores, paisagistas e outros.
 
Escolher por um apartamento, contudo, não deve implicar na perda das tão bem quistas áreas externas. Nesse caso, os quintais e alpendres acabam por se converter em varandas e terraços, que contribuem para a conservação da cultura de prezar pelo convívio dentro de casa. 
 
Pensar as áreas externas privativas em meio à verticalização dos edifícios residenciaisvemse tornando mais raro. Na maioria das vezes,estes espaços têm sido reduzidos nas suas dimensões, mas não na sua importância e necessidade. É imprescindível compreender algumas das suas particularidades e apostar em ambientes confortáveis e funcionais. Para isso, o Escritório FABBRICA Arquitetura e Design oferece, em parceria com a GBM Engenharia, algumas dicas para trazer o aconchego tão esperado para sua varanda ou mesmo seu pequeno quintal:
 
MONTE UM AMBIENTE CONFORTÁVEL E FUNCIONAL
Espaços confortáveis sempre estão aliados à funcionalidade. A decoração e escolha do mobiliário devem condizer com as funções que são pretendidas para o espaço. Além disso, vale à pena observar bem as dimensões necessárias para circulação entre os móveis, e a altura destes. 
 
APOSTE NA SOMBRA:
Morar no nordeste implica em ter o sol como aliado, filtrando sua luz e calor sem impedir a entrada do vento. Para isso, vale à pena apostar nos muxarabis, brises, elemento beirais, elementos vazados, cortinas, pérgulas e etc. 
 
 
USE O VERDE EM SEU FAVOR:
É inquestionável que os jardins, quando bem projetados, humanizam os ambientes lhes trazendo conforto. Quando os espaços disponíveis forem pequenos, aposte em jardins verticais e pequenos vasos suspensos. Cultivar jardins sensoriais, por sua vez pode trazer para sua varanda o som de uma cascata de água, e o perfume de algumas ervas aromáticas e flores, atraindo pássaros e conferindo humanização ao seu ambiente. As hortas também são sempre lembradas, por sua funcionalidade.
 
 
EXPLORE AS TEXTURAS:
Ambientes grandes ou pequenos adquirem maior dinamismo com o jogo de cores e texturas. Para não errar, invista na associação de tons neutros ou sobreposição de estampas de cor similar. As cores mais fortes também podem ser usadas, contudo, exigem mais cuidados, pois podem gerar resultados indesejados. Papeis de parede e revestimentos de piso e parede podem formar um conjunto de texturas em seu favor. Para diminuir os custos, use a criatividade aplicada em materiais reciclados, como jardineiras de pneus, luminárias de garrafas, e jarros de latas! 
 
NÃO ECONOMIZE NOS ASSENTOS:
Se sua intenção é montar um ambiente para receber, não economize nos assentos! Áreas externas e varandas de maior dimensão podem receber longarinas e até mesmo sofás. Já para as menores, uma boa solução é o uso de bancos e puffs. E em se tratando de nordeste brasileiro, as redes atendem tanto aos pequenos quanto aos grandes espaços, sendo uma alternativa confortável e condizente com nosso clima.
 
 
AO REDOR DA MESA:
Mesas, de apoio, de centro, de jantar, ou de canto, podem contribuir para a funcionalidade do espaço. Elas são suporte para diversas atividades comumente realizadas nesses ambientes: jogos, refeições, leituras, etc.
 
Sendo assim, tendo em vista a funcionalidade e o conforto, combine sombras, texturas, vegetação, assentos, e mesas! Sempre destacando que existe um leque de profissionais habilitados para lhe assistir nesse projeto, dentre eles: Arquitetos, Designers e Paisagistas. A FABBRICA Arquitetura e Design espera ter contribuído, e se coloca sempre à sua disposição!
 

Outros registros:
REFORMAS: O ERRO DO IMÓVEL ÚNICO
VERÃO x CONFORTO
PEQUENOS BANHEIROS, GRANDE FUNCIONALIDADE!
EM PROL DE UMA SEGURANÇA PARA ALÉM DOS MUROS!
SONHE COM UM IMÓVEL E ESCOLHA O LAR DOS SEUS SONHOS!

Ver todos os registros



Twitter


Facebook


Instagram


Avenida Dr. Frutuoso Dantas, 57 - Cabo Branco - João Pessoa - PB - Cep: 58045-170 - Fone/Fax: (83) 3247-1776
© Todos os direitos reservados à GBM Engenharia 2017